Dicas de Viagem:Rio de Contas-Bahia


   Quando se pensa em Bahia o primeiro pensamento de muitos talvez seja: Praia, praia, praia. Realmente temos aqui em nosso estado muitas lindas praias. Mas hoje vou falar de um lugar lindo e encantador: Rio de Contas. Passei minha lua-de-mel lá e simplesmente me apaixonei. Fica na Chapada Diamantina e na época mais fria ( A partir do final de Março até Começo de Setembro) é super aconchegante e romântico ( rsrs). Antes de ir para esse lindo lugar fiz muitas pesquisas na internet, mas há poucos sites( pelo menos na época) falando sobre isso. Por isso nada como ajudar os interessados a decidirem conhecer o portal da Chapada Diamantina. Veja algumas dicas que selecionei.

História: Criada por Provisão Real em 1745, Rio de Contas foi a primeira cidade planejada do Brasil. O município preserva o traçado antigo, apresentando praças e ruas amplas, igrejas barrocas, monumentos públicos e religiosos em pedra e o casario em adobe.


Localização:  O município de Rio de Contas está a 1.200m de altitude, próximo à Vitória da Conquista -BA. Está a 662 Km de Salvalor BA.

Como chegar:
Ônibus
·        A partir do Sul e Sudeste
A Viação São Geraldo
(www.saogeraldo.com.br) possui linhas saindo de São Paulo-SP, Rio de Janeiro-RJ e Belo Horizonte - MG direto para Vitória da Conquista no estado da Bahia.
·        A partir de Vitória da Conquista ou Salvador
Pela Viação Novo Horizonte (www.novohorizonte.com.br) Telefone: (77)2101 8500. De Vitória da Conquista pra lá não gasta-se mais do que $30,00.
·        Carro, moto, bicicleta- Pela BR-116 até Vitória da Conquista, depois pela BA-262 e 148 ou partindo de Salvador pela BR-324 deve-se ir até Feira de Santana, onde pega-se a BR-116 (Rio – Bahia) até Paraguassú e a BR-242 até o entroncamento da BA-142, seguindo até Mucugê; daí por diante pela BA-148 pelos Gerais até Rio de Contas. Percurso também pode ser feito passando por Mucugê, Barra da Estiva, Ituaçu, Sussuarana, Brumado e Livramento.
·        Avião-A melhor pedida para quem vai de avião é ir até Salvador. Existem voôs pelas principais empresas aéreas para a capital baiana. De lá pode pegar um voo para Vitória da Conquista.
Onde ficar:  Vou  indicar dois hotéis ou pousadas. Uma foi a que eu fiquei e a outra é a que eu pretendo ficar na próxima vez que visitar a cidade.
1-     Pousada Rio de Contas- O atendimento é muito bom, dentro do hotel há tipo um museu com peças antigas e uma suíte nupcial com móveis antigos. Tudo muito lindo. Também tem redes na varanda de cada quarto, um lindo jardim e uma piscina razoável. O café-da-manhã é bem simples e regional, uma delícia. Em 2009, quando estive lá pagamos $80,00 a diária pra casal. Uma pechinha!!! O hotel tem um site: http://www.pousadariodecontas.com.br




2-     Rapouso Chalé- Esse será meu próximo destino. Vou explicar-lhes o porquê. Esse hotel fica fora da cidade, mais ou menos 1km, e como na época não estávamos com carro, ficamos com medo de nos hospedar fora da cidade. Mas é super perto, dá pra ir andando. Tanto que fomos lá conhecer o hotel e nos apaixonamos! Como o próprio nome diz, lá os quartos são chalés. Um lugar super natureza, com um riacho correndo entre os chalés, uma piscina linda, um restaurante completo e um ótimo atendimento. O gerente na época nos mostrou cada detalhe do hotel e nos deu também um mapa( tipo aqueles mapa da mina), que nos ensinava a conhecer, a partir do hotel, várias cachoeiras. Bastava seguir o mapa e ficar atento aos marcos que indicava por onde ir. Isso tudo na Estrada Real. Foi super divertido! No final uma linda queda d’agua. Vale a pena ir. A diária também era a partir de $80,00. Visitem o site e vejam mais sobre esse hotel: http://www.clubenet.com.br/~raposo/raposochale.htm




Restaurante: Vou indicar também dois locais. Na praça do fórum( a principal da cidade), tem alguns restaurantes( churrascaria) com mesas ao ar livre. Tudo bem em conta e super delicioso. Já a noite nada como comer uma pizza na Pizzaria Quintal, super ambientada e ótima pizza. Pra quem for viajar na época do frio tem um vinho quente que dizem ser muito bom.


Passeios: Tem muitas opções, várias trilhas e cachoeiras pra conhecer. Além de Museus. Agora uma dica: se for viajar apenas um casal, não vale a pena pagar um guia, pois eles cobram por passeio e pode sair bem caro. Como o povo de lá é muito receptivo pode pegar informações e conhecer muitos lugares sozinhos.





Telefone: Na época em que fui não havia sinal de celular por lá, mas acredito que pelo menos alguma operadora já esteja funcionando lá. Se não, esquece telefone e aproveite esse lindo lugar.

Quem conhece outros lugares legais em Rio de Contas, pode compartilhar conosco.

Abraços e até a próxima dica!

P.s: Proibido Reblogar, pois essas fotos são particulares.


Share this:

JOIN CONVERSATION

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Brigada queridos, não é xiq como o blog de vcs( q inclusive está aq no meu Love Blogs), mas é um espaço pra dividir coisas que encontro pela net e tbm q vivencio. Bjos!!

      Excluir
  2. e linda rio de contas conheço de mais regiao de abaira piata jussiape

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário e troke ideias conosco!!